segunda-feira, 23 de março de 2015

O melhor bolinho de chocolate para solteiros

Solteiros procuram: uma receita de bolo de chocolate que leve ingredientes fáceis; que seja prática e não suje muita louça; que seja rápida; que renda poucas porções e, não menos importante, que seja deliciosa. Por esses motivos, eu proclamei hoje essa como a Melhor Receita de Bolo de Chocolate Para Solteiros.

Dica especial para os solteiros: se você não tem uma fritadeira a ar ainda, tenha! Vale muito o investimento.

A receita original (que rende um bolão 4 vezes maior) é do delicioso Panelinha, um dos meus livros de receita mais versáteis - e também meu primogênito. Fiz pequenas adaptações pro bolo poder ser feito na fritadeira, mas tenho certeza que o sabor é bem parecido com o original. A cobertura também foi inspirada na sugestão do livro, porém é ainda mais fácil. Já fiz o mesmo bolo com cobertura de brigadeiro e funciona maravilhosamente, porém o resultado é um pouco mais doce.


Você vai precisar de:
1 ovo
1/4 xícara (chá) de óleo
1/4 xícara (chá) de açúcar
1/4 xícara (chá) de cacau em pó (+ para untar a forma)
1/4 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/4 colher (sopa) de fermento em pó

Como proceder:
Pré-aqueça o forno a 180C. Caso você vá usar a fritadeira a ar, pule esse passo.
Prepare uma forma de 10cm de diâmetro untando-a e polvilhando cacau em pó por cima. Se você usar uma forminha de silicone, sso nem é necessário. Reserve.
Num bowl, coloque o açúcar e o cacau passando-os por uma peneira.
Junte o ovo e o óleo e misture bem com um batedor.
Uma vez que a mistura esteja homogênea, vá acrescentando aos poucos a farinha (peneirada) e a água, até que tudo esteja incorporado.


Por fim, acrescente o fermento, misture bem e transfira a mistura para a forminha.
Leve a forma com a massa para o forno e deixe assar por 25-30 minutos. Na fritadeira, asse por 10 minutos a 180C e depois asse por mais 5 minutos a 150C.
Faça o teste do palito antes de desligar o forno.
Deixe o bolo lá dentro, no quentinho, até esfriar. Desenforme e cubra com a cobertura.



Cobertura:
Misture aproximadamente 100g de chocolate meio amargo e 50 ml de leite integral numa panelinha. Aqueça o leite, sempre mexendo, até que o chocolate esteja completamente derretido. Cubra o bolo com essa calda.


Rendimento: 4 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário