sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Sorvete de banana, abacate e manteiga de amendoim (e nada mais!)

Eu ADORO abacate. Sério. Desde criança eu já virava copos e copos de vitamina de abacate. Aquela textura cremosa, cor exótica e sabor intenso sempre me fascinaram. Depois de passar um tempo nos EUA, onde a cultura mexicana de usar abacate na culinária já tomou conta, eu acabei de acostumando a comer abacate também no meio da salada, no sanduíche ou até mesmo em forma de patê. Hoje, se tem abacate em casa eu fico inspirada pra usá-lo o dia inteiro, do café da manhã ao jantar. Por mim, comia 1 abacatinho por refeição!


Pra fazer essa receita, você só precisa deixar as frutas congeladas com antecedência. Uma ideia interessante é congelar várias bananas em rodelas separadas em saquinhos de congelar. O mesmo serve pro abacate: corte-o em cubinhos, coloque no saquinho e guarde no freezer. Repita o procedimento pra cada banana e cada abacate. Dessa forma, fica mais fácil na hora de usar e você sempre vai saber a quantidade certa. Originalmente, eu usei banana prata, que é bem pequena, mas se você usar uma banana maior, a única diferença será na proporção abacate X banana, pois o abacate Hass tende a ser quase sempre do mesmo tamanho. Mas se você gosta de banana E de abacate, não tem porque se preocupar com isso, né?
Além das frutas e da manteiga de amendoim (que você pode não usar, mas ela ajuda o processamento e melhora a textura final), você pode ainda "temperar" o seu sorvete como quiser: com canela, cacau em pó, coco ralado, essência de baunilha...

Você vai precisar de:
1 banana
1 banana congelada
1 abacate pequeno (tipo Hass) congelado
1 colher (sopa) de manteiga de amendoim

Como proceder:
Leve ao processador as frutas congeladas. Adicione a banana fresca em rodelas e a manteiga de amendoim.
Processe até ficar homogêneo. Você pode deixar que fiquem alguns pedacinhos de fruta congelada, se quiser. pra que ele fique mais rústico.

Rendimento:
2 porções

Um comentário:

  1. que legal! tenho uma manteiga de amendoim artesanal lá que preciso usar! acho que vou fazer sua receita!

    ResponderExcluir