sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Como cozinhar legumes no vapor no MICROONDAS?

Eis uma técnica que, depois de aprendida, não deve nunca deixar de ser usada. É uma dádiva, uma coisa linda, prática, esplêndida. Eu não acreditava que desse certo, mas não preciso nem falar que deu SUPER certo e o resultado foi incrível. Com os legumes cozidos no vapor você pode fazer muitas receitas, sem perder a cor, os nutrientes e o sabor dos alimentos! E - respire fundo - SEM SUJAR LOUÇA! (tá, tá, agora pode gritar e pular)

Você vai precisar de:
1 porção* de legumes em pedaços não muito grandes (cenouras e batatas pode ser em tirinhas, vagens em pedaços de 3 cm, brócolis e couve-flor em florzinhas médias)
1 saquinho plástico de congelar

Como proceder:
Coloque os legumes dentro do saquinho. Se quiser, coloque sal. Amarre na ponta, deixando um espaço "vazio" entre o nó e os legumes, mas retire o excesso de ar.


Leve ao microondas por 1 minuto. Abra, verifique se o saquinho se encheu de ar e abra-o com cuidado, pois o vapor estará bem quente (como na pipoca).


Provavelmente já estará pronto! Aqui em casa, a cenoura e a batata eu tive que voltar no microondas por mais 1 minuto utilizando o mesmo processo pra elas ficarem no ponto certo.

TÁ-DÁ! Brócolis verdíssimos mesmo depois de cozidos

* Evite de colocar muito legume em um só saquinho. Eu medi no máximo 2 copos americanos de legumes pra cada porção. Um maço de brócolis ninja, por exemplo, tive que cozinhar em 4 etapas, para não lotar demais o saquinho e poder dar tudo certo. Mas levando 1 minuto pra cada porção, não custa nada fazer em partes, né?

Obs.: não faça um nó muito apertado no saquinho, pois dessa forma você pode usar o mesmo para cozinhar várias vezes. Dá pra usar o saquinho até ele estragar, furar rasgar, etc. Vamos pensar ecologicamente?!

Com meus brócolis no vapor fiz uma deliciosa receita!

11 comentários:

  1. Olá Priscila,
    Embora eu não utilize muito o micro-ondas estas dicas são muito úteis, práticas podem mesmo salvar uma refeição, adorei, obrigada.
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. uau, isso é mesmo uma grande revelação, não sabia dessa! que ótimo! eu já fiz batata assada no microondas e ficou muito boa, ficou tipo "baked potato" em 6 minutos, ótimo né? porque assando demoraaaa!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica!!!! Amanhã mesmo vou testar!!!

    ResponderExcluir
  4. Priscila é uma devotchka que gosta de cozinhar, comer e fazer estampas, quase na mesma proporção.

    Já deu pra perceber que gosta de Laranja Mecânica kk

    ResponderExcluir
  5. Recomenda alguma marca desse "saquinho plástico de congelar"? Tem em qualquer supermercado? Nunca reparei...

    ResponderExcluir
  6. E o BPA do plástico, não faz mal...? Prefiro cozinhar no vapor mesmo por enquanto.

    ResponderExcluir
  7. saquinhos plásticos liberam dioxina que é cancerígeno, prefira potes próprios para micro-ondas, para testar se o pote é próprio basta colocar um copo próprio tipo refratário com água e o pote por um minuto, se o pote aquecer ele provavelmente não é para o uso no aparelho

    ResponderExcluir
  8. Não sei a marca, mas é só observar se os saquinhos podem ir no frio e no calor.
    Até agora, eu nunca morri por causa do BPA ^^

    ResponderExcluir
  9. perfeito!!! acabei de fazer com brócolis!! parabéns pela dica. muito, extremamente útil e fácil

    ResponderExcluir