sexta-feira, 10 de agosto de 2012

"Homus" de feijão carioca

Então eu tive essa ideia genial. Inventei a receita, provei, aprovei. OK. Mas sempre tem alguém que teve a sua ideia antes, não?
Mas enfim. Homus de feijão ainda não é um hit na web (até porque "homus" significa "grão-de-bico"). Embora devesse. A versão abrasileirada da receita árabe é uma ótima substituta, e não perde em nada em sabor. Talvez em nutrientes - visto que o grão de bico é rico em proteínas, fibras, gordura mono-insaturada e ferro, mas ainda assim vale a pena. O feijão e o grão-de-bico tem certas similaridades, e a textura macia é uma delas. Quando cozido sem sal e sem aquele monte de tempero que os feijões ensopados normais tem, o feijão carioca se torna uma leguminosa bem neutra, que dá pra combinar com quase tudo.
Como a minha versão é "fake", ela não leva ao pé da letra a receita original, que seria um "homus tahine". Mas garanto que tem seu valor!

Você vai precisar de:
2 xícaras (chá) de feijão carioca seco
2 dentes de alho cru
2-3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de gergelim branco sem tostar / 1 colher (sopa) de tahine
Sumo de aproximadamente 1/2 limão
Sal, pimenta do reino, cominho e canela em pó a gosto
1 colher de creme de ricota ou requeijão (opcional)

Como proceder:
Deixe o feijão de molho por algumas horas, até inchar. Cozinhe-o, de preferência em panela de pressão, até ficar macio, mas não desmanchando. Os grãos devem ficar inteiros e a água não deve ficar "cremosa" ou muito turva. Reserve os grãos cozidos até esfriarem.
Num processador, junte o feijão e todos os outros ingredientes e processe tudo até não sobrarem casquinhas do feijão. Certifique-se de que não ficaram pedaços, especialmente do alho. Se a mistura estiver muito pastosa, você pode adicionar a ela, enquanto processa, algumas colheres da água do cozimento do feijão.
Sirva o purê regado com bastante azeite e salpicado com gergelim torrado, salsa fresca ou cebolinha picada.
Eu, particularmente, gostei da mistura desse homus com PTS de bacon.
Torre (por 5 minutos num grill ou frigideira anti-aderente) pedacinhos de pita e sirva junto.


Um comentário:

  1. Oi Priscila,
    É uma adaptação muito interessante, é verdade os dois grãos terem valores nutricionais semelhantes, gostei muito vou experimentar.
    Beijo, feliz dia dos pais,
    Vânia

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