terça-feira, 14 de agosto de 2012

Pirão Vegetariano com Abobrinha

Eu nunca tinha feito pirão na vida quando inventei esse. Eu não sei até que ponto a receita segue as "normas", mas ficou muito boa. Tão boa que eu tive que comer esse pirão puro com bastante pimenta numa noite fria, foi um jantar bastante satisfatório e completo, sem nem uma gotinha de óleo.
Na minha receita "original" eu coloquei um pouco de frango desfiado, mas como achei que teria ficado melhor sem, resolvi transformar o pirão em algo vegetariano e substituir por um pouquinho de PTS.
Essa receita rende entre 4 e 5 porções bem fartas.

Você vai precisar de:
1 litro de água
1 xícara (chá) de farinha de mandioca fina crua
Quanto baste de PTS clara hidratada e desfiada
Quanto baste de purê de abobrinha
Curry
Tempero baiano
Coentro fresco picado
Pimenta calabresa
Alho frito e cebola desidratada
Beterraba em pó (opcional, você pode substituir por colorífico)
1 tablete/envelope de caldo de legumes (opcional)
Sal a gosto

Como proceder:
Dissolva a farinha na água e leve ao fogo médio, mexendo bem até começar a engrossar, e então abaixe o fogo.
Junte o resto dos ingredientes (lembre de caprichar na pimenta!) e continue mexendo até o pirão ficar bem transparente, por mais ou menos 20 minutos.
Para servir, uma opção para reforçar a proteína é adicionar cubos de queijo branco no recipiente que você vai servir e cobrir com o pirão.

Obs.: se você não gostar ou não quiser colocar a PTS, uma ideia é substituí-la por cogumelos. Eu colocaria shitake bem picadinho, mas fica a seu critério!

Obs.2: o purê de abobrinha pode ser substituído também, por algum outro que não seja muito rico em carboidratos, como de berinjela, chuchu, repolho e até cenoura. Você ainda pode aproveitar sobras da refeição anterior, como um refogado de couve, brócolis ao alho e óleo, etc.

Um comentário:

  1. Oi Priscila,
    É uma sugestão de pirão interessante, a abobrinha, junto com proteína de soja, curry, certamente fica delicioso.
    Beijo,
    Vânia

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