quarta-feira, 21 de novembro de 2012

"Omelete" de tofu

Confesso que nunca pensei em fazer omelete sem ovo, até conhecer o Chubby Vegan. Dia desses, eu peguei uns grãos de soja preta e fiz um "tofu" caseiro, mas não compactado pra cortar, e sim mais "granulado", semelhante a uma ricota ou algo assim. Eu usei como base a receita n. 30 desse site.
O problema é que o gosto não ficou dos melhores, e eu acabei não usando esse "queijo" pra nada, visto que achei o gosto de soja muito forte. Daí resolvi fazer uma espécie de fritada de tofu, ou omelete vegetal, pra ver se ficava mais aproveitável, mas decidi não usar batata (que normalmente serve pra dar a liga na "massa"), então usei a linhaça hidratada pra dar aquela textura gosmenta do ovo.
Aqui deixo sugestões do que colocar na omelete para deixar um sabor interessante, mas você pode colocar o que quiser e o que tiver em casa: ervilhas, milho, cebola, manjericão, etc.

Você vai precisar de:
1 xícara de tofu granulado/moído
1 colher (sopa) cheia de farinha de linhaça dourada hidratada com 4 colheres (sopa) de água
1/2 tomate picadinho
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de champignons picados
Alho frito a gosto
Cebolinha fresca picada a gosto
Sal temperado (ou de ervas) a gosto
Pimenta do reino a gosto

Como proceder:
Misturar todos os ingredientes, certificando-se de que o tofu está sem pedacinhos, e fritar numa frigideira anti-aderente com um pouquinho de azeite. Comece com o fogo mais alto, e depois abaixe o fogo para que a fritada cozinhe por dentro sem queimar por fora. Virar para dourar os dois lados.

2 comentários:

  1. Olá Priscila,
    Esta omelete falsa é interessante e a composição nutricional também é muito interessante, nunca tinha imaginado omelete sem ovo.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir