domingo, 12 de setembro de 2010

Molho de shimeji branco




Primeiro, a história triste:
Sim, eu amo shimeji. Eu fui comprar shimeji na Liberdade e descobri que o lugar onde eu compro pelo melhor preço aumentou o preço do shimeji preto! Agora você tem que pagar 5 mangos por uma bandejinha de 200g! ABUSO! Por isso, pobre que sou, comprei uma de shimeji branco, que custou apenas R$ 2,50.

Sabendo que o shimeji branco tem um sabor mais forte e é mais durinho, pensei: "como proceder? o que fazer pra tornar o shimeji branco algo tão degustável quanto um shimeji preto?". E não, não é preconceito racial. Se o shimeji branco fosse tão gostoso quanto o preto, ele não custaria a metade do preço. Mas vamos ao que interessa. Resolvi, claro, presentear meu linguine com um molho de shimeji.


Você vai precisar de:
2/3 de uma bandeja (das de 200g) de shimeji branco
1 cebola pequena
1 colher de margarina
shoyu a gosto
um pouco de água
1 colher de creme de leite
temperos X
cebolinha para finalizar

Como proceder:
Se você sabe preparar shimeji na manteiga, isso não será segredo nenhum. Mas comece diferente: após lavar o shimeji, pique-o. Isso é importante para que ele cozinhe melhor, por ser mais durinho. E assim ele também "pega" mais o molho.


Os shimejis esquartejados. Eu nunca tinha picado shimejis, tive que fotografar esse momento.

Lembre-se que nessa receita se usa cebola. Pique-a bem pequenininha, de preferência com um cutelo, para que ela e o shimeji fiquem do mesmo tamanho e se confundam.

Cebola picadinha e shimeji picadinho juntos tomando um banho de margarina.

Durante a preparação do "shimeji na manteiga", tenha em mente que ele deve ficar com bastante caldo. Então tampe a panela sempre que não estiver mexendo e adicione um pouco de água quando achar que o molhinho está engrossando demais. Quando desligar o fogo e estiver tudo pronto, adicione a cebolinha picada e também o creme de leite. Eu coloquei essa quantidade:

Misture bem e pronto!

Agora lembre-se: se for usar no macarrão, não esqueça de moderar o sal no cozimento. O shimeji já tem bastante shoyu e, na minha opinião, já fica salgado o suficiente para os dois!




Nenhum comentário:

Postar um comentário