sábado, 16 de outubro de 2010

Barra FAIL de cereais


Depois de comprar mais um pacote de granola sem saber que era granola, eu comi granola até virar a louca da granola. Enjoada de tanta granola na mesma vida e na mesma frase, eu resolvi acabar com aquele maldito Fibre and Fruits fazendo algo mais útil que simplesmente granola.

O objetivo era que fossem barrinhas de cereais, mas por razões de força maior - habilidade de menos - eu não consegui que ficassem parecendo barrinhas, mas o que vale é a intenção.

Você vai precisar de:
4 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de mel
2 xícaras de granola
Amendoim torrado, castanhas, soja, etc. a gosto.
Margarina e aveia em flocos finos para ajudar na montagem

Como proceder:
Primeiro de tudo, coloque as 2 xícaras de granola no liquidificador. Vou explicar o motivo de fazer isso: a granola que eu usei, aquela Fibre and Fruits, tem uns pedaços de frutas cristalizadas no meio, que são MUITO duros e não muito degustáveis. A própria aveia dessa granola já é meio dura e desagradável. Por isso, ela estando em pó fica mais fácil de comer.
Junto da granola, você pode bater um pouco de amendoim salgado pra equilibrar o doce da receita, castanhas do pará ou de caju, soja, ou coisas assim, que não sejam doces e que adicionem um sabor diferenciado. Eu coloquei uma colher de sopa de amendoim torrado salgado.
Agora coloque o açúcar mascavo numa panela e comece a aquecer. Junte o mel e adicione a granola batida, misturando bem até virar uma "farofa úmida". Se a massa não chegar a um ponto homogêneo, adicione a água e você verá que ela dará a liga. Desligue o fogo e unte uma forma ou qualquer lugar plano com margarina e polvilhe um pouco de aveia em flocos finos. Usando uma colher untada com margarina, vá espalhando a massa de forma que ela fique uniforme, mais ou menos parecida com isso:


Então polvilhe um pouco mais de aveia por cima e corte nos formatos FAIL de barras. A minha receita rendeu 5 barrinhas, mas se vc conseguir cortá-las menor, renderá mais.

Um comentário:

  1. Se eu aprendo a fazer isso, tô lascada. Só não como mais barra de cereal pq uma hora elas acabam e tenho preguiça (e falta de tempo) de comprar mais. Já pensou se eu posso FAZER em casa? Ainda bem que não nasci com o dom da culinária. AhuAhUahuHAA
    Mas enfim... foi boa a tentativa, Pi.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.