sexta-feira, 9 de março de 2012

5 coisas legais para fazer com chá

Minha favorita: limonada de chá!

1) mousse de chá
A receita já foi publicada aqui, mas lembre-se: você pode substituir o chá verde por qualquer chá da sua preferência, contanto que seja bem forte!

2) suco com chá
Muito fácil de fazer e não fica atrás dos chás gelados que compramos por aí! Eu gosto de fazer com chá mate, mas você pode fazer com chá verde também, fica legal.
Como fazer: para cada parte de chá (nem muito forte, nem muito fraco), adicione 1 parte de suco, de preferência natural (mas você pode usar aqueles em pó também). Se preferir, bata no liquidificador com gelo e adoçante.

3) limonada de chá
Essa é particularmente minha favorita. Eu gosto de fazer com chá de hibisco, mas qualquer chá aromático serve: capim-cidreira, erva-doce, hortelã, camomila, etc.
Como fazer: faça meio litro de chá normal, com as ervas da sua preferência. Deixe esfriar. Em uma jarra, adicione o sumo de 2 limões grandes, 1 colher de chá de açúcar* e 1 copo de água gelada. Misture bem até dissolver o açúcar, acrescente o chá e adoce.

4) gelo de chá
Gelos aromatizados são sempre legais, na minha opinião. E quando você faz um chá bem forte e aromático, ele pode virar um gelo bem diferente para os seus drinks e sucos! Chega de sucos aguados! Agora eles possuem um diferencial!
Como fazer: prepare um chá normal, com as ervas da sua preferência, e deixe esfriar. Distribua o chá, já frio e coado, por forminhas de gelo e leve ao freezer até endurecer. Se você quiser desocupar a forminha para fazer gelo "normal" de água, retire os gelos de chá da forminha e guarde-os no freezer dentro de um saquinho (dica do Muffin Tin Mania).

5) bolinhos de chá
Bem, esse não é necessariamente feito com chá, com o procedimento de infusão em água quente e coisa e tal. Mas é feito com a erva batida, e deixa a receita bem verdinha! Eu já fiz uma adaptação dessa receita em casa, mas como não deu muito certo, deixo para vocês a original, aqui. Quem sabe quando a minha receita SEM OVOS der certo, publico aqui mesmo?

E ainda: você pode usar a sua criatividade, substituindo água em qualquer receita pelo seu chá favorito! As possibilidades são infinitas: gelatina, sopa, bolo, etc.

*recomendo a adição de pelo menos um pouco de açúcar na receita, mesmo que você use adoçante, para diminuir a acidez do limão, que o adoçante não tira.

Um comentário:

  1. Priscila,
    Nunca fiz os bolinhos de chá nem o mousse de chá, vou testar.
    Bom final de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.