quarta-feira, 20 de março de 2013

Mingau de aveia com coco

A-há! Não é sopa! Mas é mingau! Algo que eu odiei a infância inteira e só aprendi a gostar depois de grande muito bem-vindo no café da tarde de um dia frio.

Sim, tem um gato dormindo ali.

Você vai precisar de:
300 ml de leite desnatado
2 colheres (sopa) de farinha de aveia
1 colher (sopa) rasa de aveia em flocos
1 colher (sopa) de coco seco em flocos
Noz-moscada ralada na hora (opcional)
Adoçante a gosto

Como proceder:
Para o mingau ficar pronto mais rápido, utilize uma frigideira: ela distribui melhor o calor e em menos tempo seu mingau já estará fervendo.
Misture todos os ingredientes (menos o adoçante) com o leite ainda frio na panela. Dissolva bem os pelotinhos de aveia.
Ligue o fogo alto e cozinhe sempre mexendo, até começar a formas bolhas. Abaixe o fogo pro mínimo, e continue mexendo sem parar até que o mingau esteja com a consistência que você quer.
Desligue o fogo, adoce a gosto e misture bem (se você não misturar BEM mesmo, algumas partes vão ficar doces e outras não).
Se quiser, polvilhe canela em pó na hora de servir.

Dica:
Se você sentir falta de uma corzinha ou estiver com vontade de comer algo com chocolate, adicione também 1 colher de chá de cacau em pó!

Rende:
Duas porções de uns 160 ml cada.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, estou vasculhando o blog e adorando as receitas. Queria comentar só depois de testá-las, mas esse gato ao fundo me fez sorrir tão grande que não pude deixar de comentar... vou tentar usar o resíduo que sobra do leite de coco que vc ensinou a fazer no lugar do coco seco e testar. Adoro mingau de aveia.
    Abs, Fernanda

    ResponderExcluir