quarta-feira, 24 de abril de 2013

"Macarrão" de abobrinha

Primeiramente, devo essa maravilhosa ideia à uma linda que faz dieta paleolítica e mudou minha vida: Vivian! Afogar as mágoas na massa NUNCA MÁS! #ETAGOD
Pra quem gosta de macarrão por ele não ter gosto de nada, já aviso: essa receita não é pra você. Pra comer uma macarronada de abobrinha e ficar feliz você deve ser apreciador dos sabores da natureza. ÓBVIO que tem gosto de abobrinha, mas garanto que fica maravilhoso com qualquer molho! Não deixem de tentar!

Você vai precisar de:
2 abobrinhas italianas (as mais compridas que você conseguir)
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
1 colher (sopa) de molho de alho (opcional)
Aji-no-moto (opcional)
Sal
Molho da sua preferência

Você vai precisar também de:
1 cortador/ralador de vegetais*
1 saquinho para congelar alimentos
1 microondas
1 frigideira e 1 fogão (hahah!)

Como proceder:
Primeiro, lave bem as abobrinhas. Com uma faca de serrinha, raspe a parte verde da casca para tirar o "grosso". Eu só costumo fazer isso, ao invés de descascar os legumes.
Retire os talos das abobrinhas e corte/rale.
Lembre-se de fazer isso no sentido do comprimento, pois assim você conseguirá "fios" mais compridos. Dá mais trabalho ralar assim do que do jeito "comum", mas garanto que isso faz toda a diferença.
Se sobrar um pedacinho de abobrinha impossível de ralar/cortar, corte em tirinhas fininhas com uma faca bem afiada e junte ao resto.
Coloque a abobrinha cortada em uma peneira e polvilhe com sal, mexendo e espalhando-o uniformemente. Deixe escorrer por uns 10 minutos, se você colocar a peneira sobre um copo ou uma tigela, vai ver que sai um monte de água! Essa etapa de salgar e escorrer é importante pra que a abobrinha não fique soltando água depois!
Agora é hora de cozinhar no vapor. Pegue seu saquinho de congelar, seu microondas e siga as instruções daqui, mas cozinhe por 1 + 1/2 + 1 minutos. Retire o saquinho do microondas, retire a abobrinha e volte para a peneira (mais líquido escorrerá).
A abobrinha está cozida e al dente (importante!). Agora você só precisa deixá-la mais apetitosa, independente de usar molho ou não.
Leve a manteiga à frigideira e misture o molho de alho. Quando derreter e começar a levantar bolhinhas, adicione a abobrinha e misture bem para envolver tudo. Acerte o sal, tempere, se quiser, e sirva com o molho da sua preferência! Eu já usei molho de tomate bem tradicional estilo da nonna, mas também usei molho rosé com queijo e na próxima vou tentar um molho branco bem cremoso!



*O meu cortador é um "mandolin" da marca La Cuisine, ele é bem afiado e versátil, corta em rodelas, tirinhas e em várias espessuras. Mas você pode usar um ralador grosso comum, um processador que rala ou até mesmo cortar manualmente.

Rende: 2 porções do tamanho da foto.

2 comentários:

  1. olha que legal essa idéia! jamais pensei nisso, parece ótimo! acho que consigo no meu processador, vamos ver...
    adorei o fundo novo do blog com ovinhos fritos ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá! Dá p congelar o prato já pronto, digamos q o macarrão de abobrinha com molho de tomate?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.