quinta-feira, 25 de julho de 2013

Gelatina de agar-agar com frutas

Eu apelidei essa gelatina de "a gelatina mais legal do mundo", pois além de colorida, ela leva frutas e é super suave, você vai comer sem parar! A receita serve como base pra sua criatividade, o importante é a proporção líquido/pó de gelatina.


Você vai precisar de:
1 colher (sopa) de agar-agar em pó*
700/1000ml de suco de frutas
Adoçante natural a gosto
Frutas picadas a gosto (usei abacaxi, kiwi e lichia)

Como proceder:
Primeiro decida: você quer sua gelatina de duas cores? Então use dois sucos de frutas com cores diferentes - ou faça como eu e misture um pouco de chá de hibisco pra mudar a cor.
Pique suas frutas no tamanho e formato desejados: eu cortei 2 fatias finas de abacaxi em cubinhos, 1 kiwi em rodelas e as lichias piquei de qualquer jeito (deixando pedaços grandes).
Leve o suco ao fogo e misture a gelatina. Se você for usar abacaxi, ferva-o junto, para que ele não amargue. Vá misturando sempre até levantar fervura. Desligue o fogo.
Numa forma ou tigela, passe um pouco de água fria para "untar" e retire o excesso.

Despeje nela a gelatina quente.
Se você for fazer duas camadas, repita o processo com o suco/frutas seguintes.
Leve a gelatina anterior à geladeira para endurecer mais rápido. Observe para que ela não endureça completamente, pois se isso acontecer, as duas camadas podem não ser "grudar" e uma vai escorregar de cima da outra.
Despeje a segunda gelatina sobre a primeira parcialmente dura e leve à geladeira até ficarem geladinhas.
Para desenformar, é só passar uma faquinha bem de leve nas bordas que ela já solta. Vire num prato raso (reto) e sirva.

Obs.: se o seu suco já for adoçado, experimente antes de adicionar adoçante, pois pode nem ser necessário!
Obs.2: com relação à quantidade de líquido: eu usei 700ml mas achei que até daria pra fazer a gelatina mais molinha, então você pode variar essa quantidade entre 700ml e 1 litro.

Dá pra ver o kiwi ali!

*Eu teimei em acreditar, mas só depois de comprar um agar-agar duvidoso que percebi que o ideal é aquele bem clarinho. Meu agar-agar acinzentado até endureceu, mas o gosto era tão RUIM que fiz uma receita com ele e tive que JOGAR FORA, pois não dava pra salvar. Fiquem espertos com agar-agar muito barato!

3 comentários:

  1. pô que legal, Pri! a namorada, apesar de não ser vegetariana tem nojo da gelatina comum, mas gosta de gelatina, vou tentar fazer essa! já tô imprimindo sua receita :)
    Penso que vou fazer a minha com chá de hibisco e morangos, deve ficar bom, né?

    ResponderExcluir
  2. REPLICAS DE RELOGIOS.TV

    Estamos com parceria com o google para indicar lojas de replicas de relogios, somos pioneiros no Brasil em replicas de relogios rolex, replicas de relogios tag heuer, todos nossos produtos são de alta qualidade, de origem italiana e suiça, nossas lojas de replicas...

    RELOGIOS-SP

    Visite nosso site de replicas de relógios sp somos os maiores vendedores do google todos produtos são classe AAA replicas de relógios rolex, replicas de relógios tag heuer, relogios sp, replicas de relogios sp, nos faça uma visita venha em uma de nossas lojas em sp...

    REPLICAS DE RELOGIOS RJ

    Em conjunto com o google temos diversas lojas de replica de relogios rj, replicas, replicas de relogios tag heuer, replicas de relogios famosos, replicas de relogios rolex, todos relogios a venda são produtos importados de altíssima qualidade diretamente da Itália e Estados Unidos, confiram nossos relógios importados, entre em contato peça catálogo ou visite nossos sites parceiros....

    Nossos parceiros em telas mosquiteiras importadas dos estados unidos, não propaga chamas, fungos ou mofos, são telas de fácil limpeza e protegem sua família contra picadas de insetos, principalmente os mosquitos da dengue.Telas mosquiteiras litoral norte, telas mosquiteiras sp, telas mosquiteiras ubatuba, telas mosquiteiras ilha bela, telas mosquiteiras ilha comprida, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras cotia, telas mosquiteiras jundiai

    ResponderExcluir
  3. que legal vou pedir um relógio tag heuer e saborear uma gelatina de agar agar, vai ser massa.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.