quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Receitas from US: paleo crackers

Com saudade de uma torradinha com patê, eu tive que fazer meus próprios crackers low-carb. Usei como base essa receita, mas foi só na terceira adaptação que eu achei que ficou 100% bom!
A minha receita rende bem - pra mim ela dura entre 2 e 3 semanas, mas eu como sozinha - e se você guardar os biscoitos num zip loc bem fechado, eles ficam crocantes até o fim. Se você for dobrar a receita, faça uma de cada vez, pois 1 receita já ocupa toda uma forma. Se você tiver duas  formas e um forno duplo, não tem problema, é só dividir a massa em duas partes.
Ps.: Não se esqueça de usar medidores pra receita dar certo!

Primeira tentativa: ficaram muito grossos e não muito crocantes. Com dip de semente de girassol e patê de atum. 

Você vai precisar de:
1 xícara (chá) de farinha de amêndoa* (usei "almond meal" que é uma farinha de amêndoa mais rústica e mais leve, mas acredito que tanto faz)
1/4 colher (chá) de sal marinho
2 colheres (sopa) de ervas secas de sua preferência (se você gostar com menos "sabor", pode colocar metade)
1 colher (sopa) de água
1 clara
1/4 colher (chá) de óleo de coco (derretido)

Como proceder:
Pré-aqueça o forno a 180C.
Numa tigela, coloque os ingredientes secos e misture. Em outra (menor), misture a água, o óleo e as claras.
Adicione o líquido na mistura de secos, misture bem (com um garfo ou fouet) até formar uma massa uniforme e pastosa. (eu sei, parece que não vai dar certo, mas dá!)


Coloque a massa entre duas folhas de papel manteiga - se for usar 2 folhas de papel, eu recomendo dar uma untada com azeite pois, depois de assada e fria, a massa pode grudar MUITO no papel - ou entre 1 folha de papel manteiga e um silpat, e abra a massa delicadamente com um rolo (eu uso um copo e dá certo) até atingir a espessura do seu gosto (dica: quanto mais fina, melhor!).


Remova a camada de cima de papel manteiga, faça cortes nos formatos desejados usando uma faca lisa ou um cortador de pizza. 
Leve ao forno por 15 minutos (mas considere a espessura da massa também), desligue o fogo e deixe os crackers no forno por mais 5 minutos - ou retire-os se eles já aparentarem estar dourados o suficiente.
Retire a folha de papel manteiga da forma para não suar. Se você tiver usado o silpat, é só desgrudar dele.
Leve os cookies para esfriar numa grelha e quando frios, separe-os nos cortes.
Guardar em ambiente hermeticamente vedado!


* Já usei 2/3 de almond meal e 1/3 de farinha de amendoim e ficou bom também. Vai depender de cada um considerar a "paleoabilidade" do amendoim.

2 comentários:

  1. Bom dia Priscila,
    Muito boa receita, pode-se utilizar outras possíveis farinhas, como arroz integral, castanha de caju, muito interessante.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Bom dia querida Priscila,
    Que este Natal e Ano Novo encha os nossos corações de amor, paz e harmonia! Feliz Natal e um Ano Novo repleto de esperança.
    Beijos,
    Vânia

    ResponderExcluir