quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Receitas from US: Hazelnut butter

Aqui nos EUA é MUITO comum comer nut butter: manteigas de amendoim, de amêndoa, de castanha de caju, de semente de girassol (mesmo não sendo nut). Elas são largamente encontradas em qualquer mercado, mas também tem muita gente que gosta de fazer em casa, sem conservantes nem outros aditivos (principalmente açúcar, que vai aos montes nas versões industrializadas).
Pensando em fazer um brigadeiro de avelãs, resolvi fazer uma que nunca vi pra vender: hazelnut butter. O que seria, pra ser bem simplista, uma Nutella sem chocolate. Eu, particularmente, já amo o sabor da avelã pura - me lembra Ferrero Rocher e Nutella por si só - então fiz uma quantidade boa não só pra adicionar ao brigadeiro, mas também pra comer como um dip (já que eu tenho evitado comer pão e torrada) pra frutas ou pra misturar no smoothie ou iogurte.
Ficou muito boa! A textura beeem cremosa, que forma fios (menos pastosa) não é difícil de obter, quanto mais você processar, mais óleo a avelã solta. Se você gostar dela mais pastosa e com pedacinhos, processe menos. Nas receitas que vi por aí dizia pra processar por 4-5 minutos, mas eu não contei porque estava distraída fazendo outra coisa ao mesmo tempo até porque eu usei um liquidificador*, não um processador.
OBS.: essa manteiga de avelã NÃO é doce! Se você gosta de doce de verdade, fique à vontade pra acrescentar açúcar ou adoçante, mas ela é boa assim. Pra quem gosta de uma coisa levemente doce, eu recomendo colocar canela em pó!


Você vai precisar de:
3 xícaras (chá) de avelãs sem casca (e sem pele, de preferência)
1 pitada de sal (usei sal de erva-doce por ser mais adocicado)


Como proceder:
Se você for usar o liquidificador, recomendo que você faça o processo usando 1 xícara de avelã por vez, pra facilitar o trabalho do aparelho. No processador, se o copo for grande o suficiente pra toda a avelã, it's ok colocar tudo de uma vez.
Primeiro, separe 2/3 da avelã e coloque numa tigela que possa ir ao microondas. Reserve o resto.
Leve os 2/3 da avelã ao microondas por 1-2 minutos (eu coloquei 1 minuto pra cada xicara).
Coloque a avelã quente no copo do liquidificador, tampe e ligue em potência máxima. Quando a avelã já estiver parecendo uma farofa, diminua a potência e deixe batendo por alguns minutos mais lentamente (sempre use uma espátula de silicone pra ajudar a desgrudar as massas de avelã que não estão se movendo). Você pode ir desligando o liquidificador de 1 em 1 minuto pra checar a consistência da pasta e pra dar um descanso pro seu aparelho não esquentar demais. Eu particularmente deixei batendo por uns 3 minutos e quando desliguei já estava bom.
Guarde a manteiga de avelã num pote de vidro e guarde na geladeira.

Rendimento:
Coloquei entre 2 e 3 xícaras de avelãs e rendeu 10 ounces (mais ou menos 290 ml).

*Só arrisque usar o liquidificador se o seu for muito bom, do tipo profissional/industrial. Liquidificadores comuns não aguentam o tranco e também podem nem reduzir a avelã o suficiente pra virar uma pasta =/

UPDATE!
Tentei fazer a mesma receita usando castanhas de caju. O procedimento é o mesmo, mas as castanhas de caju são mais pesadas e soltam menos óleo, então a pasta fica bem mais grossa, mais parecida com a manteiga de amendoim. Se você for usar castanhas de caju ao invés de avelãs, recomendo a adição de um fiozinho de óleo vegetal sem cheiro e sem sabor (eu usei o de abacate) pra ajudar o liquidificador e melhorar a textura.
Agora, se você quiser adicionar castanhas de caju na sua manteiga de avelã, você não precisa se preocupar com óleos contanto que você coloque numa proporção igual ou menor que 50/50. Assim, a avelã solta óleo o suficiente pra você conseguir processar tudo junto.

A textura da manteiga de castanha de caju 100% fica assim

2 comentários:

  1. Bom dia Priscila,
    Há algum tempo que penso preparar a manteiga de avelã, gostei da sua receita é muito inspiradora.
    Bom final de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. REPLICAS DE RELOGIOS.TV

    Estamos com parceria com o google para indicar lojas de replicas de relogios, somos pioneiros no Brasil em replicas de relogios rolex, replicas de relogios tag heuer, todos nossos produtos são de alta qualidade, de origem italiana e suiça, nossas lojas de replicas...

    RELOGIOS-SP

    Visite nosso site de replicas de relógios sp somos os maiores vendedores do google todos produtos são classe AAA replicas de relógios rolex, replicas de relógios tag heuer, relogios sp, replicas de relogios sp, nos faça uma visita venha em uma de nossas lojas em sp...

    REPLICAS DE RELOGIOS RJ

    Em conjunto com o google temos diversas lojas de replica de relogios rj, replicas, replicas de relogios tag heuer, replicas de relogios famosos, replicas de relogios rolex, todos relogios a venda são produtos importados de altíssima qualidade diretamente da Itália e Estados Unidos, confiram nossos relógios importados, entre em contato peça catálogo ou visite nossos sites parceiros....

    Nossos parceiros em telas mosquiteiras importadas dos estados unidos, não propaga chamas, fungos ou mofos, são telas de fácil limpeza e protegem sua família contra picadas de insetos, principalmente os mosquitos da dengue.Telas mosquiteiras litoral norte, telas mosquiteiras sp, telas mosquiteiras ubatuba, telas mosquiteiras ilha bela, telas mosquiteiras ilha comprida, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras cotia, telas mosquiteiras jundiai

    ResponderExcluir