segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Curau de Abóbora com Amoras

Certa vez vi uma receita de curau de abóbora perdida por aí... Fiquei com vontade de fazer, mas acabei não fazendo, e no fim perdi a receita. E, quando me vi cheia de abóboras em casa, tive que inventar uma receita nova. Como tinha ainda algumas amoras congeladas e orgânicas, resolvi unir as duas coisas, e o resultado foi maravilhoso!
Além de tudo, como sempre, a aveia conferiu ao curau uma textura incrível e o tempo de preparo ficou ridiculamente pequeno!


Você vai precisar de:
1 abóbora rajada pequena (depois de cozida e picada, dá 1 e 1/2 xícara de chá)
1 xícara (chá) de leite (pode ser vegetal, de aveia ou de soja)
2 colheres (sopa) de açúcar*
1 colher (sopa) cheia de aveia em flocos
Canela e cravo-da-Índia em pó a gosto
Para a montagem:
Um punhado de amoras frescas ou congeladas


Como proceder:
Cozinhe a abóbora, com casca, no vapor. Se for usar a técnica do saquinho, repita a operação de 1 em 1 minuto até que ela cozinhe, sempre esperando o saquinho esvaziar e esfriar antes de voltar ao microondas.
Espere a abóbora esfriar e retire com cuidado a casca, para não desperdiçar a "polpa". Guarda a casca, pois ela serve pra fazer outras receitas (fiz um risoto).
Bata a abóbora cozida, o leite, o açúcar*, a aveia e as especiarias no liquidificador até formar um líquido cremoso.
Leve a uma panela e cozinhe no fogo baixo, sempre mexendo, até engrossar (demora uns 5 minutos). Se quiser, nesta fase, adicione coco ralado.
Assim que adquirir consistência, retire da panela e deixe amornar.


Num refratário pequeno, coloque um pouco de amoras, cubra com o curau ainda morno, intercale com mais camadas de amoras e creme até o fim. Você pode finalizar com o curau ou com as amoras.
Leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir. Sirva bem gelado.

*Se você não quiser adicionar açúcar, você pode preparar o curau sem, e, assim que sair da panela, você pode adoçá-lo com o adoçante da sua preferência.



Obs.: se quiser um curau mais cremoso, você pode ainda adicionar algumas colheres de creme ou doce de leite.

Um comentário:

  1. Olá Priscila,
    Gostei muito da receita de curau de abóbora com amoras, a cor e aparência do curau ficou linda, assim como a textura, adorei, parabéns pela criação é uma ótima receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir