terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Série Brigadeiros: Brigadeiro "light" com aveia

Eu admito que não sei ao certo quantas calorias tem cada porção desse brigadeiro. Mas receitas similares pela internet alegam possuir entre 60 e 80 calorias, só não sei dizer qual é a porção.
De qualquer forma, vale a pena experimentar, se você está contanto calorias e suando a camisa pra manter a forma.


Você vai precisar de:
3 colheres (sopa) de farinha de aveia
1/2 copo (americano) de água
1/2 copo (americano) de leite
1/2 xícara (chá) de leite condensado (opcional*)
Cacau/chocolate em pó a gosto (uso entre 1 e 2 colheres de sopa**)

Como proceder:
Primeiro de tudo, com meia hora de antecedência, coloque a aveia na água e deixe descansar. Isso é importante para que ela libere mais amido e ajude a engrossar a massa.
Tudo preparado? Misture a aveia com água, o leite, o cacau e o leite condensado e faça um mingau, usando o fogo baixo.
Deixe engrossar bem e desligue o fogo. Coloque a massa num prato untado com margarina e deixe esfriar.
Faça bolinhas, com auxílio de margarina, e enrole nos seus confeitos favoritos.

* O leite condensado pode ser retirado da receita, mas se você o fizer, atente que o brigadeiro ficará sem açúcar nenhum. Então OU troque o cacau por achocolatado OU adoce a massa com adoçante assim que você desligar o fogo. Além disso, pode ser que demore mais pra massa atingir o ponto certo.

** Se você preferir usar o achocolatado (ou chocolate em pó, pois algumas marcas já o fazem com açúcar), atente ao possível excesso de açúcar na receita. Você pode diminuir a quantidade de leite condensado ou fazer como sugerido acima.

Um comentário:

  1. Oi Priscila,
    Muito interessante a receita se levar leite condensado de ter aproximadamente 150 kcal cada 50 gramas, gostei muito da receita, em breve vou estudar uma versão mais light.
    Beijo,
    Vânia

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