terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Série Brigadeiros: Brigadeiro de Ameixa

Depois de todos esses dias abandonado, resolvi dar um up no blog com as receitas que mais fazem o povo feliz: brigadeiros!


Mas não se preocupe se você está de dieta ou se você não gosta de chocolate. Meus brigadeiros abrangem várias coisas que não são realmente brigadeiros, mas usam a mesma técnica, como camafeus de nozes e beijinhos, e coisas do gênero. Ainda, alguns nem levam leite condensado!
Então vamos começar com esse que é muuito fácil e pode também ser feito no microondas.

Você vai precisar de:
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de ameixas secas sem caroço picadas
1 colher (sobremesa) de margarina
Confeitos à sua escolha para enrolar (eu recomendo coco ralado, claro)

Como proceder:
Pra começar, você precisa escolher se quer seu brigadeiro com pedacinhos minúsculos de ameixa ou não. Caso você não queira que ninguém saiba que é de ameixa, recomendo que você bata o leite condensado com a ameixa no liquidificador. Mas, do contrário, você pode apenas misturar as ameixas picadas, pois elas praticamente desmancham.
Uma vez misturados o leite condensado e a ameixa a seu gosto, passe para uma panela/tigela (depende de se você vai usar o fogão ou o microondas), acrescente a margarina e:
1) se você vai usar o fogo, proceda como com brigadeiros comuns, sempre mexendo e com o fogo bem baixo, até engrossar e começar a desgrudar do fundo da panela.
2) se você vai usar o microondas, coloque a mistura para aquecer por 2 minutos, retire, mexa bem para evitar pelotinhos e volte ao microondas por mais 2 minutos. Proceda assim até que o brigadeiro esteja no ponto certo (bem grosso e desgrudando do fundo).
Em geral, apesar de o procedimento no microondas ser mais chatinho, ele é mais rápido e não exige que você fique o tempo todo grudadx na panela mexendo e mexendo sem parar.

Nada apetitoso, hein?

Coloque a mistura para esfriar em um prato. Assim que estiver fria, enrole em bolinhas com o auxílio da margarina e passe nos seus confeitos favoritos.

Obs.: por ser sabor ameixa, eu recomendo testes cuidadosos de confeitos, pois alguns não combinam muito bem e podem deixar o doce meio enjoativo. Eu, por exemplo, usei gergelim na primeira vez e não gostei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.