sexta-feira, 9 de maio de 2014

Receitas from US: nut bars

O nome dessa receita deveria ser AWESOMENESS BARS. Porque elas levam mais tudo-que-há-de-bom do que as Meninas Superpoderosas. Já havia feito "paleo" bars com frutas secas e castanhas antes, mas essas são praticamente uma sobremesa, de tão boas. Já até imagino comer isso com sorvete de creme, mas daí eh... não é low-carb. Achei uma receita num blog paleo, mas como foi no celular, eu perdi a original, sorry. Essa receita não rende muuuitas barrinhas/quadradinhos, mas é o suficiente pra você testar a receita. Da próxima vez vou colocar algumas coisas diferentes pra mudar o sabor (não que já não esteja incrível).


ATENÇÃO: apesar de serem um ótimo lanchinho on-the-go, tome cuidado com as barrinhas por elas conterem óleo de coco. Em temperaturas mais amenas (ou na geladeira), ele fica sólido, mas se esquentar, as barrinhas vão ficar molengas e podem fazer meleca! Uma dica pra quem não quer lidar com o problema do óleo de coco é substituí-lo por manteiga de cacau pura ou chocolate amargo... Mas fique ciente que o sabor muda!

Você vai precisar de:
1/2 xícara de castanhas 1 (usei castanhas do Pará)
1/2 xícara de castanhas 2 (usei castanhas de caju torradas)
1/4 xícara de farinha de amêndoa
1/4 xícara de coco seco sem açúcar (usei queimado, yummy!)
1/4 xícara de nut butter, de preferência salgada
1/4 xícara de óleo de coco derretido
1/4 xícara de mel
1/2 xícara de frutas secas (usei cerejas, mas pode ser uva passa, ameixa, damasco, etc)
1/2 colher (chá) de sal (se você não usou a nut butter salgada)
Canela em pó a gosto

Como proceder:
Passe as castanhas no processador. Não processe demais, tente deixar uns pedacinhos.
Passe as castanhas processadas para uma tigela e misture ao coco e à farinha de amêndoa.
Em outra tigela, coloque o óleo de coco, a nut butter e o mel, e leve ao microondas por mais ou menos 35 segundos, ou até estar tudo mole e "derretido". Misture bem com um fouet. Reserve.
Leve as frutas secas ao processador rapidamente pra "quebrar" em pedacinhos menores. Se você usar damascos ou figos, é bom picá-los antes de processar.
Junte as frutas na tigela de castanhas, adicione a parte líquida e misture bem.
Adicione sal, se necessário. Eu nem coloquei, pois além da nut butter ser salgada, minhas castanhas de caju também tinham sal.
Forre uma forma quadrada/retangular (mais ou menos do tamanho de uma forma de bolo inglês) com plástico filme. O tamanho da forma vai determinar quão grossas as barrinhas/quadradinhos vão ficar.

Parece que não vai dar certo, mas depois endurece!

Despeje a mistura e espalhe uniformemente, pressionando bem com uma colher para que fique bem compacto. Você pode, ainda, polvilhar coco por cima, ou o que mais você quiser usar pra "enfeitar" e ajudar a compactar suas barrinhas.
Cubra com plástico filme e leve à geladeira por pelo menos uma hora antes de cortar.


Um comentário:

  1. Bom dia Priscila,
    Muito boa receita, na próxima vez que preparar, vou utilizar algumas ideias.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderExcluir