quarta-feira, 18 de julho de 2012

Bolo de milho salgado

A época de festa junina já passou... mas eu ADORO festa junina! Tem coisa melhor que muito milho, gengibre, cravo, canela, queijo... em quase tudo? Pra mim, esta é a melhor época do ano! E poderia ser o ano todo, né?
Esse bolo tem aparência e textura bem parecidas com a sua versão doce. Que tal fazer um de cada? Olha a overdose de milho aí, gente!
Esse bolo também fica ótimo recheado, uma dica é colocar cubinhos de queijo (e, se você gostar, presunto, linguiça, bacon... não é meu caso, hehe) na massa.
Essa receita rende um bolinho tipo inglês, então se for fazer uma super festa pra muita gente, dobre ou triplique a receita!



Você vai precisar de:

1 xícara (chá) de milho verde enlatado escorrido
1 xícara (chá) de farinha de milho (usei sêmola de milho e deu certo)
1/2 de xícara (chá) de óleo
1/2 xícara (chá) de queijo ralado
1 colher de sopa de farinha de linhaça (hidrate em 2 colheres de água)
1 colher de sopa de fermento em pó
1 ovo
Sal a gosto
Para temperar, sugestões: salsa e/ou hortelã desidratada, alho em flocos, curry, cravo em pó, pimenta do reino... (só não exagere para o sabor do milho não sumir)



Como proceder:
Bata no liquidificador o milho, o óleo, a linhaça hidratada e o ovo até perceber que já não resta mais pedaços de milho. Transfira a mistura para uma vasilha, adicione a farinha de milho, o queijo ralado, o sal e os temperos que preferir.
Bata manualmente com um fouet até encorporar tudo.
Acrescente o fermento, mexa delicadamente até misturar bem.
Leve a mistura ao forno médio em uma forma untada e enfarinhada (com a farinha de milho). Se quiser, salpique a massa com gergelim, alho em flocos ou orégano.
O tempo pode variar entre 30-45 minutos, dependendo do seu forno (no meu, por exemplo, a temperatura "média" é de 220°C, enquanto em outros é 180°C). Acompanhe a evolução e faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno.
Sirva quente com manteiga ou requeijão, que derretem sobre o pedaço de bolo. A textura dele ficou ideal também pra transformá-lo num lanchinho!


Fiz um sanduíche com queijo cheddar e grelhei

Um comentário:

  1. Oi Priscila,
    Ótima sugestão, ótima receita, adorei a sugestão do bolo de milho salgado, muito interessante.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir