sexta-feira, 21 de setembro de 2012

"Molho branco" de aveia com amendoim (vegan)

Mais uma opção de molho branco, agora vegan, já que eu sou péssima com molhos brancos de leite de vaca, sempre coalham e ficam horríveis HAHAHAHA

Da série: a cara é estranha, mas o gosto é bom

Depois que comecei a fazer molho branco de leite de aveia, não quis mais saber de outra coisa, mas nesse dia estava com pouca aveia em casa e improvisei mesmo! Você pode trocar o amendoim (que é bem calórico e gorduroso) por outra coisa que prefira, como nozes, amêndoas, castanhas de caju, etc. Eu usei o torrado porque era o que tinha! Não faço ideia de como fique com ele cru (mas as amêndoas e nozes etc tenho certeza que fica bom mesmo cruas!).
Neste molho eu não peneirei nada, deixei com pedacinhos de amendoim e aveia no molho e achei legal, mas você pode passar numa peneira (não precisa ser pano) se preferir.
O rendimento dessa receita é bem pequeno, fiz só pra mim, então se for fazer algo pra muitas pessoas aumente bem a receita.


Você vai precisar de:
1/2 xícara (chá) de aveia em flocos
1/2 xícara (chá) de amendoim sem pele (usei torrado)
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) margarina vegetal (usei temperada)
Sal e pimenta a gosto

Como proceder:
Coloque a aveia e o amendoim de molho na água por pelo menos 1 hora.
Depois disso, leve tudo ao liquidificador, bata bem por 5 minutos e reserve. Se quiser, coe o "leite".
Numa frigideira funda ou outra panela larga, derreta a margarina e acrescente o leite. Adicione sal e pimenta, misture bem e, com o fogo baixo, vá mexendo até dar uma boa encorpada (a textura é similar a de um mingau de aveia).
Eu usei esse molho pra cobrir um refogado de brócolis, cebola e vagem.

Um comentário:

  1. Bom dia Priscila,
    Muito interessante este molho branco, gostei, julgo que nunca deve ser peneirado para não se eliminar as fibras tão úteis ao nosso organismo, vou testar.
    Bom final de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.