domingo, 16 de setembro de 2012

Shitake wakame noodles

Quer alguma coisa rápida, mas sem perder o sabor? Que tal um miojo sem aquele tempero de saquinho totalmente artificial?


Miojo "sem tempero" já é uma das minhas especialidades, o meu favorito é o com zathar e alho, mas esse mereceu uma postagem especial, pois apesar de ser muito fácil e rápido, é delicioso e tem todo um quê de comfort food.
Para uma pessoa:

Você vai precisar de:
1 pacote de macarrão instantâneo (descarte ou guarde o tempero em pó)
1 (ou mais) cogumelo shitake seco
1 colher (sobremesa) de alga wakame bem picadinha*
1 colher (chá) de margarina/manteiga temperada (usei de alho)
1 colher (café) de pasta de wasabi
Sal (se preferir, você pode trocar por shoyu) e aji-no-moto a gosto

Como proceder:
Hidrate o shitake em água quente e reserve.
Em uma panela, coloque a água (metade da quantidade indicada na embalagem do macarrão) para ferver e acrescente a pasta de wasabi.
Quando levantar fervura, adicione o shitake com a sua água, a alga, o sal e o macarrão. Retire o shitake e deixe amornar.
Abaixe o fogo e cozinhe, sempre soltando os fios de macarrão.
Pegue o shitake e retire o "cabinho". Corte o shitake em lascas e coloque no fundo de uma tigela de servir e adicione a manteiga.
Assim que o macarrão estiver aldente, desligue o fogo e adicione tudo (macarrão, caldo) na tigela, misture bem e, se quiser, finalize com pimenta moída na hora.



* pique bem a alga enquanto seca, pois depois de hidratada ela cresce, sei lá, 10 vezes e fica e-nor-me!

2 comentários:

  1. Olá Priscila,
    Eu prefiro utilizar o bifum, é igualmente rápido de preparar, muito saudável, tendo melhores valores nutricionais, mas esta forma de preparo é muito saborosa, gostei da receita.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. humm tenho todos os ingredientes do tempero, mas vou tentar fazer com um mini pacote de macarrão de yakissoba que tem lá em casa, ao invés do de miojo :D

    ResponderExcluir