segunda-feira, 28 de junho de 2010

Sopa de ervilha - sem bacon!

A minha ainda está no fogo, mas vou aproveitar que ela ainda está fresquinha na cabeça.

Você vai precisar de:
1 xícara e meia de ervilha seca OU uma lata de ervilha enlatada (dã!)
àgua
2 dentes de alho
2 colheres de azeite
sal e temperos X
uma panela de pressão
só!

Como proceder:
1) [Se vc está usando ervilhas enlatadas, pule pro passo 2] Lave as ervilhas secas e deixe um pouquinho na água.
2) Enquanto isso, frite os alhos em 2 colheres de azeite (não precisa amassar, é só cortar umas tirinhas), e depois misture o sal (eu usei um Sabor Ami que tem ervas, é verdinho, uma graça) e os temperos da sua escolha nessa meleca de azeite e alho. Reserve.
3) Termine de lavar as ervilhas e escorrer e coloque junto do alho frito, dando uma refogadinha de leve.
4) Adicione água (pra 1 xícara e 1/2 de ervilha, coloquei 6 de água) e tampe a panela de pressão. [se vc está usando ervilhas enlatadas, não é necessário panela de pressão, vc vai deixar cozinhar só uns 5 minutos e pule pro próximo passo] Deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos .
5) Depois de desligar o fogo, espere a pressão sair e abra a panela. Deixe esfriar um pouco, de preferência, e bata tudo no liquidificador. Se achar necessário, coe a sopa antes de voltar para a panela, mas muitas vezes, se você bater bem, não precisa.
6) Bônus: eu gosto de misturar umas 2 colheres de aveia em flocos quando bato a sopa. Ela fica mais consistente e cremosa, e não altera quase nada no sabor.
6) Bônus 2: não coloquei bacon, pois não gosto. Mas coloquei meio pacotinho de caldo de picanha, ahahahaha.


Sem fotos hoje pq a sopa ainda ta na panela!

5 comentários:

  1. nesse momento tem uma sopa de ervilha borbulhando na minha panela pela segunda vez. curti bastante essa receitinha! (até por que não dá trabalho e eu tenho pavor de receita demorada demais, cruzes)

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Lizzy! Tem que comer direitinho, pro seu pai não reclamar que vc ta magra com razão! ahahah

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, sim! Fica bem cremosa, e como não gosto de bacon, é perfeita!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.