terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Massa para muffins ou bolo de açaí

Já falei alguma vez sobre as maravilhas da Zona Cerealista? Bom, devo ter falado, separei algumas fotos de produtos pra comentar, mas a preguiça fala mais alto. Vou ficar devendo uma postagem completa.
Na última saga na Zona Cerealista, meu namorado voltou de lá com 300g de açaí em pó, que nós usamos (só um pouco) pra fazer nhoques de açaí (vou ficar devendo a receita também), então sobrou um pouquinho aqui. O açaí em pó é ótimo pra fazer shakes, vitaminas e até batidas, por ser prático e poder ser usado em quantidades pequeninas, tendo uma ótima coloração e sabor. Nas férias eu meio que viro a louca do bolo, mas embora esteja de dieta pré-festa-de-formatura, eu fico fazendo minhas experiências em quantidades pequenas pra teste.
Eis que adaptei uma receita de muffins de baunilha para poder usar o açaí em pó. E na verdade, você pode usar QUALQUER outro produto liofilizado em pó no lugar do açaí, desde beterraba até gengibre! Então fica a dica pros paulistanos: vá na zona cerealista e compre um pouquinho de cada vegetal/fruta em pó, e faça bolos e muffins de todos os sabores e cores :D

Foto de bolinhos de açaí sem farinha do blog muffintinmania
Você vai precisar de:
2 colheres de sopa de margarina/manteiga
1 xícara de chá de açúcar (pode ser mascavo, pra deixar a massa ainda mais escura)
1 xícara de chá de leite
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 ovo
1 colher de sopa de fermento em pó
2/3 colheres de sopa de açaí em pó
1 colher de sopa de essência de baunilha (opcional)

Como proceder:
Bata o açúcar e a manteiga/margarina na batedeira. Adicione o ovo e a essência, se for usar.
Adicione aos poucos a farinha peneirada e o açaí.
Acrescente leite aos poucos, até adquirir uma consistência homogênea.
Adicione o fermento e incorpore em toda a massa.
Para fazer muffins, coloque com uma colher a massa em forminhas de papel ou de outro material, específicas para bolinhos, preenchendo 1/3 do seu espaço.
Leve ao forno médio por aproximadamente 30 min.
Se for fazer um bolo, unte uma forma de buraco e despeje a massa, levando ao forno por mais ou menos 40 minutos, mas faça o teste do palito para ter certeza de que a massa não está crua por dentro.

Ps.: esse blog Muffin Tin Mania é muito legal! Dá uma espiadinha lá pra encontrar todo tipo de muffin imaginável!

Um comentário:

  1. oi moça! como não sei se vc vai ver lá minhas respostas ponho aqui também, sobre a ricota:
    "Eu tb amo feijão! Essa ricota não desmancha não, ela é bem prensada, tipo um queijo daqueles meia cura, bem durinho, sabe? Pode fazer também esses cubos de ricota com ervilhas ensopadas e curry, meio ao modo indiano, fica muito bom!" :)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.