segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Molho de berinjela light para macarrão

Eu não sou aquele tipo de pessoa que vive de dieta. Mas me vi na urgente necessidade de fazer, depois de várias semanas comendo like there's no tomorrow desde o natal. Minha formatura é em menos de 15 dias e não poderia simplesmente assumir o fat pride na festa, né? As fotos vão durar pra sempre!
Então decidi fazer duas semanas de dieta educadora, de 1200kcal, indicada para o meu irmão, que deveria perder 17kg. Ele nunca seguiu a dieta, e ficaram aqui os folhetos explicativos com as informações calóricas de cada alimento e também as sugestões de cardápios diários. É claro que eu não ia seguir o cardápio, mas né? Eu me empenhei em contar as calorias de cada coisa que faço... e aí resolvi substituir o prático molho de tomate "só aquecer" industrializado por este. E fiquei muito satisfeita! Além de ser gostoso, ele faz a massa render! Uma porção de macarrão acabou servindo duas pessoas.

Você vai precisar de:
1/2 berinjela ralada ou processada
1/2 cebola
1 dente de alho
1//2 tomate
Acelga a gosto (opcional)
Azeite
Temperos (usei: curry, cominho, pimenta do reino, páprica e pimenta calabresa)

Como proceder:
Cozinhe a berinjela ralada ou processada até que fique bem macia, como uma pasta. É legal que ela esteja em pedacinhos bem pequenos. Cozinhei apenas na água com sal e curry.
Processe a cebola, o tomate e a acelga, se for usar (coloquei a acelga pra dar volume, por ser pouquíssimo calórica e não se desmanchar como o tomate e a cebola). Não precisa virar um patê, é só pra picar bem, do tamanho de uma "carne moída"; você pode fazer isso manualmente com um cutelo, caso não tenha processador. Reserve.
Numa frigideira, coloque o azeite e amasse o alho, refogando-o. Adicione, antes do alho dourar, a mistura de cebola e tomate, e refogue bem, adicionando seus temperos favoritos.
Quando o tomate já estiver bem reduzido, adicione a berinjela e misture bem.
Nesta fase, os vegetais liberam bastante água, mas decidi adicionar um pouco mais, e com um pouco de beterraba em pó para dar uma corzinha.
Acerte o sal e desligue o fogo. Você pode adicionar a massa na frigideira e misturar o macarrão com o molho, ou usar o molho para o cobrir o macarrão, já no prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.