quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Leite de Coco Caseiro

Ótima receita, o sabor é ótimo, pode ser tomado por pessoas com intolerância à lactose, não tem conservantes nem espessantes e, de quebra, é o leite vegetal mais fácil de fazer! O leite coa super rápido e você não terá dificuldade de usar o resíduo em outras receitas.
Ainda, para quem está de dieta, diz a lenda que o leite de coco, apesar de calórico, ajuda a acelerar o metabolismo e a sua gordura é boa!

Receita com o leite de coco... aguarde!

Você vai precisar de:
1 parte de coco ralado (por exemplo: 200g)
2 partes de água fervente (proporcionalmente, 400ml)

Como proceder:
(se você comprou um coco inteiro [meu caso], sabemos que antes de começar você vai ter que dar umas marteladas nele pra quebrá-lo, depois tirar a casca e depois ralá-lo. A receita começa a partir desse ponto)
Coloque o coco num recipiente (eu prefiro de vidro, que não deixa nem pega sabor dos alimentos) e cubra com a água fervente. Deixe descansar até amornar. ATENÇÃO: aprendi com a experiência que é imperativo a água ainda estar morna, pois, se você bater com a água fria ou gelada, a gordura do coco vai se solidificar e o leite vai ficar com aparência de "talhado", e vai ser mais difícil coar, separar o resíduo e tirá-lo do pano/coador.
Bata no liquidificador por 1 ou 2 minutos, ou até que você perceba que não há mais pedaços de coco e o líquido está bem branquinho.
Use um pano ou coador de café (de pano*) limpo para separar o líquido. Use as mãos para espremer os resquícios que não vão escorrer naturalmente.
O leite está pronto! Em breve receitas com ele e com o resíduo de coco "ralado" dessa receita!

*também testei e o coador de café de papel não funciona muito bem, ou, pelo menos, demora muito mais pra coar (logo, não tive paciência de esperar terminar).

4 comentários:

  1. Oi Priscila,
    Quando faço curry prefiro prepara o leite de coco, tal como está explicado, mas ralo no ralador manual, gostei da receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Adorei!
    Da para usar coco seco ralado?
    Obrigada desde já pela resposta :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Dá pra usar o coco seco sim. Prefira aquele em flocos, sabe? Que os "pedacinhos" são maiores. Quando você coloca o coco na água fervente, ele reidrata. Então não tem problema!

      Excluir
    2. Muito obrigada!
      Vou experimentar de certeza.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.