terça-feira, 26 de julho de 2011

Alga Nori Chips

Se algum dia você já fez temakis em casa, deve saber que muitas vezes sobram algas, ou em tirinhas finas que não tem utilidade aparente, ou até mesmo as folhas inteiras. Como este era o meu caso, resolvi procurar formas de aproveitar as algas nori usadas nos temakis que fiz pouco mais de um mês atrás.
Essa receita é baseada em uma invenção do chef minimaista Mark Bittman.

Você vai precisar de:
Alga nori
1 parte de shoyu
1 parte de água
Um fio de óleo de gergelim

Como proceder:
Misture a água, o shoyu e o óleo de gergelim (coloque de acordo com seu gosto; menos se você não gosta tanto do sabor e mais se você gosta). Pincele a mistura no lado áspero da alga.


Corte em pedaços pequenos e leve ao forno baixo (135C) numa assadeira por 15 minutos*, ou, se você tiver uma chapa ou grill elétricos em casa, melhor: coloque as alguinhas e espere até que elas encolham. Quando estiverem crocantes, estão prontas!

Obs.: vc também pode salpicar gergelim por cima antes de levá-las ao calor!


Diz a lenda que, além de consumidos puros, como aperitivo mesmo, os chips de alga também podem acompanhar saladas e sopas. Vai encarar?

Alga nori chips prontos!

* o tempo varia de acordo com o forno, então cheque constantemente o estado das algas no forno. Se você tirá-las do forno muito antes, elas vão ficar meio elásticas ao invés de crocantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.