quarta-feira, 27 de julho de 2011

Vegetais Gratinados (adaptação de Alu Phool Gobhi Sabji)

Vi no site do restaurante lacto vegetariano Gopala Madhava uma receita super fácil de Alu Phool Gobhi SabjiApesar de muito simples, eu não tinha batatas em casa, então fiz uma adaptação baseada em outras receitas indianas e no que eu tinha em casa. O resultado ficou bem interessante.

Você vai precisar de:
1/2 couve-flor pequena
2 folhas grandes de repolho
1 chuchu
1 cebola média
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
200g de ricota fresca
2 copos de leite desnatado
2 dentes de alho amassados
Salsa, coentro, pimenta do reino, sal e curry a gosto

Como proceder:

  • Lave os vegetais. Tire as partes "sujas" da couve-flor, descasque o chuchu e a cebola. Corte tudo em pedaços grandes: o chuchu, corte no meio, na vertical e depois cada metade em 8 pedaços; a cebola, corte no meio na vertical e depois na horizontal; a couve flor, tente cortar em arvorezinhas de uns 4 cm de largura; o repolho, apenas rasgue com as mãos.
  • Cozinhe tudo (menos a cebola, que você vai adicionar apenas antes de levar ao forno) no vapor, ou se preferir, na panela de pressão com pouca água, por aproximadamente 10 min. Enquanto os legumes cozinham, faça o molho.
  • Coloque numa panela a manteiga e o azeite. Dissolva a farinha, doure e acrescente o alho. Frite um pouco e adicione o leite, misturando bem. Desligue o fogo, não é preciso ferver. Bata essa mistura no liquidificador com a ricota, aí acrescente os temperos. Volte o molho para a panela, levando em fogo médio, sempre misturando, até ficar consistente. 
Olha a cor vibrante dos vegetais cozidos no vapor!

  • Escorra os vegetais e coloque num refratário, salpicando com um pouco de sal e azeite. Cubra com o molho e leve ao forno médio por uns 10 minutos, ou até dar uma leve douradinha no molho.
Obs.: eu coloquei uma colher de sopa de curry, o molho ficou bem amarelinho e picante! Adorei assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário