segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Geleia rápida de banana

Fiz essa geleia no ano passado, mas só agora tomei coragem pra compartilhar! É uma grande ideia pra aproveitar as bananas quando elas já estiverem ficando passadas e você sabe que ninguém vai comer, sabe? Foi exatamente essa a situação que me levou a fazer. E não me arrependi, deu super certo! Pode ser feita com qualquer tipo de banana.


Você vai precisar de:
4 bananas bem maduras
3 colheres de sopa de açúcar (usei 1 de açúcar refinado, 1 de açúcar mascavo e 1 de adoçante)
1 rodela de limão cortada em 2
Cravo, canela, noz-moscada e essência de baunilha a gosto

Como proceder:
Pique a banana em rodelas grandes. Reserve.


Numa panela (usei uma frigideira), coloque o açúcar, ligue o fogo e caramelize, até ficar líquido (se for necessário acrescente uma colher de água).


Adicione a banana, envolvendo todos os pedaços na calda de açúcar. Acrescente o limão, os temperos e continue misturando bem, amassando a banana enquanto cozinha.


 Assim que a banana estiver quase totalmente desmanchada (mas é legal deixar pedacinhos) e a geleia já tenha ponto de geleia, desligue o fogo. Coloque a geleia num pote de vidro esterilizado com tampa, espere esfriar totalmente e leve à geladeira.



2 comentários:

  1. Priscila,
    Toda a sugestão para aproveitar ou reaproveitar comida é ótima. vou testar só não utilizando açúcar refinado, gostei da receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Ficou uma delícia, Pri! =D Valeu a dica! ^.^

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.