terça-feira, 1 de março de 2011

Chá de 3 ervas: para emagrecer

Eu não sou a pessoa mais indicada para sugerir esse chá, visto que eu não me peso há mais de 5 meses e não tenho acompanhado a evolução do meu peso. Mas pela segunda vez na vida, resolvi dar uma chance ao chá de hibisco. Primeiro, porque eu estava tomando muito chá mate, e o resultado disso foi que eu perdi o sono - e eu sem sono é algo realmente atípico - então resolvi trocar por outra coisa com menos cafeína. E em segundo lugar, porque você, fã de revistinhas femininas de fofoca de 1,99, deve saber que chá de hibisco "seca a gordura". Pois bem. Resolvi fazer um estudo um pouco mais detalhado e lá fui eu, na "mulher das ervas" da feira de terça comprar meu saquinho de hibisco, e ela acabou me sugerindo a oliveira, que também ajuda a emagrecer. Levei os dois: o hibisco e a oliveira. 


O hibisco(Hibiscus sabdariffa), dito responsável pela eliminação de 4kg em 15 dias, facilita a digestão e estimula a queima de gorduras; tudo por causa da antocianina, espécie de pigmento da família dos flavonóides, que tem função antioxidante e antiinflamatória. 
A oliveira (Olea europaea) é uma espécie de chá verde superpotente. Possui quase quatro vezes mais magnésio, fósforo, potássio, selênio, cobre, manganês e zinco, tem altíssimo poder antioxidante, e, por isso, ajuda a eliminar especificamente a gordura da barriga.
Pensando na semelhança da oliveira com o chá verde, pensei: pq não misturar? E aí está: o chá que eu tomo todos os dias, em média 4 xícaras.


Você vai precisar de:
1 colher de sopa de hibisco 
1 colher de sopa RASA de chá verde
1 colher de sopa cheia de folhas de oliveira
1 litro de água


Como proceder:
Coloque meio litro de água para ferver. Quando ela começar a levantar bolhinhas, adicione o chá verde, a oliveira e o hibisco por último, e desligue o fogo. Deixe tampado por alguns minutos, mexa para que o hibisco solte sua cor, e coe com coador de café. Misture com mais meio litro de água fria (se for beber frio) ou quente. Ele pode ser levado na geladeira, gelado não perde seus efeitos. 
Eu coloco 1 colher rasa de chá verde, pois ele tem um sabor muito forte. Mas acho que quem gosta do amargor dele pode aumentar a dose.
A sugestão dos "especialistas" é que seja tomado no intervalo entre as refeições, mas eu particularmente tomo sempre que dá vontade!


Obs.: eventualmente, eu misturo meia xícara de algum suco de fruta natural no chá, pra mudar um pouco o sabor. Meus favoritos são maçã e morango!
Obs.2: caso eu realmente emagreça 4kg em 15 dias, certamente voltarei pra contar.




------------- PS.: então. Aparentemente eu não emagreci 4kg, muito menos em 5 dias. Mas visto a quantidade de besteiras e principalmente doces que eu como constantemente, acredito que o chá me ajuda a não engordar.
Mas aqui vai uma listinha com as combinações possíveis pro chá de hibisco, todas bem gostosas e (por que não?) saudáveis.


hibisco + chá verde + chá mate
hibisco + gengibre + gotas de limão
hibisco + chá mate + gotas de limão
hibisco + erva doce + chá verde
hibisco + capim cidreira + canela
hibisco + camomila + capim cidreira
hibisco + canela + cravo + chá verde

4 comentários:

  1. Respostas
    1. olha tudo depende do tipo de alimentaçao q vc tem,eu tenho mania de comer besteiras, entao fica dificil perder peso, mas vou tentar controlar as besteiras e fazer uma alimentaçao saudavel e tomar os chas, vamos ver....

      Excluir
  2. eu estou tomando a uma semana e ja senti a diferença no abdomem que diminuiu... mais ainda nao pesei....mais daqui uma semana eu volto e falo para vcs...

    ResponderExcluir
  3. a 3 dias tomo chá de ibisco com gengibre,tenho sentido uma maior saciedade,mas estou fazendo reeducação alimentar e caminhando 1 hora todos os dias,tinha 116k em dezembro de 2013,hj tenho 96k,comecei tomar chá, pois tenho sentido muita fome,e meu peso estacionou ,será que o chá pode me ajudar?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.