domingo, 27 de novembro de 2011

Histórias de Improviso: Mousse de Chocolate com Tofu

O improviso aqui foi mais pela natureza repentista da coisa. Eu vi a receita no blog Não Contém Gluten e fiquei de comprar tofu para fazer... e esqueci.
Então minha mãe comprou um tofu pequenininho e eu aproveitei para fazer a experiência.
Ficou uma delícia e a textura é incrível! Só achei que podia ter colocado mais adoçante.
O legal dessa receita é que não leva absolutamente NADA de leite condensado ou creme de leite, se tornando imensamente saudável, ainda mais se você usar chocolate meio amargo.
Ainda vou testar fazer mousse maracujá ou limão com tofu e conto como foi!


Usei:
2/3 de um tofu (mais ou menos)
1 barra de 110 gramas de chocolate aerado Hershey's (era o que eu tinha; você pode usar meio amargo, mas quis usar esse por ser mais doce)
+- 1 xícara de água (o tofu não era soft, então precisei de água pra conseguir bater no meu liquidificador molenga)
1 colher de sopa de achocolatado
Canela em pó, essência de baunilha e adoçante a gosto

Como fiz:
Primeiro, bati o tofu com a água, sempre ajudando com uma colher. Desse tofu batido, tirei 2 colheres de sopa e separei para fazer um patê (receita em breve!).
Derreti o chocolate no microondas mesmo e adicionei ao tofu batido, juntando a baunilha, a canela e o adoçante.
Bati por mais um tempo e, ao experimentar, percebi que o gosto de soja ainda era forte. Então adicionei uma colher de achocolatado (Toddy, por ser mais doce) em pó e bati mais.
Deixei bater o máximo que meu liquidificador aguentou, e passei o conteúdo para um refratário pequeno (15x15), salpiquei com um pouco de achocolatado e levei a geladeira por mais ou menos 3 horas.

Olha essa textura!

Ainda consegui fazer um patê com tofu!






2 comentários:

  1. a textura ficou ótima mesmo. mas nunca fiz nada com tofú, será que acertaría? parece bom :)

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, acho difícil errar, viu? Se você usar tofu soft, nem vai precisar de água então a probabilidade de erro é ainda menor!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.