sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Patê de Agrião

Por mais que pareça loucura, afirmo: é uma delícia! Estou fazendo uma dietinha básica de verão e resolvi pensar em um patê (sou viciada) que fosse pouco calórico, pra comer com biscoitos salgados ou fazer sanduíches. E eis que surgiu a ideia! Não anotei medidas, mas dá pra dar um jeito =(


Você vai precisar de:
Agrião - folhas e talos
Maionese (pode ser light, tradicional, vegan, etc)
Água
Molho de alho, alho frito, alho triturado, etc.
Gengibre fresco
Sal (opcional)
Temperos a gosto (sugestão: salsa, cebolinha, azeite, orégano)

Como proceder:
Se você NÃO TEM processador, bata o agrião e um pedaço pequeno de gengibre com um pouco de água (só o suficiente pra não ficar tudo grudado no copo), fazendo uma espécie de suco. Passe numa peneira e utilize no patê a parte sólida que ficar nela.
Adicione esse agrião triturado na maionese e adicione os alhos, o sal (só se precisar, fique de olho no sódio!) e os temperos e misture bem.
Se você TEM processador, coloque tudo no processador, menos a água (que você nem vai utilizar) e pronto.
Está pronto! Você pode consumir com palitinhos, torradinhas, biscoitos salgados, pita torradinha, nachos, o que sua imaginação permitir!

Obs.: a água que sobra do "suco" de agrião pode ser utilizada, é só usar a cabeça! Eu misturei em uma sopa (não alterou o sabor), mas você pode utilizar em substituição a água "normal" em qualquer receita, desde uma massa de nhoque até o cozimento de algum legume.

2 comentários:

  1. eu também amo patés! principalmente com torrada ou pão sírio... mas o mais legal dessa sua receita é o que fazer se a pessoa não tem processador. adorei! :D

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAH agora que tenho processador vou investir nas receitas de processador! Chega de gambiarra! \o/

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.