sábado, 19 de fevereiro de 2011

Almôndega/Hambúrguer de Soja!

Juro: quando fiz essa receita de almôndegas em casa, a galera aqui - que parecem dragões de tão carnívoros - não percebeu que era de soja!


Você vai precisar de:
1 e 1/2 xícara de Proteína Vegetal Texturizada
1 cebola ralada
1 1/2 xícara de água
1 ovo
2 colheres de sopa de farinha rosca ou de trigo
Shoyu a gosto (só não vá fazer uma sopa!)
Salsa, sal, aji-no-moto a gosto

Como proceder:
Caso a PVT não seja daquelas fininhas, triture no liquidificador ou processador e hidrate com água e o shoyu por aproximadamente 15 minutos.
Junte o restante dos ingredientes, misture bem até ficar homogêneo e mãos à massa! Faça bolinhas e, se for fazer hambúrguer, esmague as bolinhas com delicadeza. Se você tiver algum tipo de forma para fazer discos, também pode usar.
Para hambúrguer: coloque direto em um grill ou chapa untados com azeite e deixe até ficar no ponto do seu gosto.
Para almôndegas: você tem 2 opções 1) coloque direto no molho e deixe aquecer até perceber que as almôndegas estão boas (isso varia de acordo com o gosto de cada um); 2) antes de colocar no molho passe as bolinhas pelo grill também, para que fiquem mais firmes e coradinhas. Outra opção é levá-las ao forno.

Dik*: se você, como eu, está tentando "disfarçar" a soja, a melhor opção é a almôndega, pois o molho realmente disfarça o sabor da soja. Além disso, você pode colocar caldo de carne na receita. Essas almôndegas ficam ótimas com espaguete! (mas como eu sou fãzona de espaguete, sou meio suspeita pra falar, né?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário