terça-feira, 18 de outubro de 2011

Massa para hamburguer/bolinhos com resíduo de soja

Tentei arredondar as medidas, mas é uma coisa meio de feeling, entende?





Você vai precisar de:
1 xícara de resíduo de soja (o meu era do leite de soja em pó)
2 fatias grossas de queijo branco/ricota/tofu firme
1/2 xícara de batata amassada
1/2 xícara de farinha de aveia/flocos finos
1 colher cheia de farinha de linhaça
Azeite e 2 dentes de alho
Todos os temperos do mundo a gosto (usei salsa, coentro, alho, pimentão e cebola desidratadas, páprica, pimenta do reino, aji-no-moto, shoyu)
Farinha/farelo de trigo até dar o ponto
Gergelim a gosto (opcional)
Soja torrada salgada "soja snack" (opcional)

Como proceder:
Hidrate a farinha de linhaça.
Amasse o queijo com um garfo e junte à batata amassada, fazendo uma espécie de purê.
Coloque o resíduo de soja, a aveia, a meleca de farinha de linhaça hidratada e misture bem. Adicione o gergelim e a soja, se for usar (a soja deixa pontos crocantes nos bolinhos/hambúrgueres).
Tempere, salgue e reserve. É importante temperar bem e com os ingredientes que você goste, pois a massa à base de batata, soja e queijo pura fica com aquele gostinho de vazio.
Ponha o azeite para aquecer e refogue nele o alho, amassado, até dourar.
Misture esse alho e o azeite ao resto da massa, incorpore bem na massa e acerte o ponto com farinha de trigo (usei o farelo e com 3 colheres de sopa deu o ponto certo).
O ideal é que fique firme o suficiente para modelar bolinhos (que podem ser fritos em imersão [não tentei] ou assados) mas não muito firme. A massa fica delicada, do tipo que se vier uma criança e enfiar o dedo nela crua, abrirá um buraco catastrófico no hambúrguer.
Unte uma forma com pouco óleo e cubra com papel manteiga, disponha os bolinhos e leve ao forno médio-baixo por 20 minutos, vire-os, e volte ao forno um pouco mais quente até dourarem.

Antes de entrar no forno
Obs.: pode-se passar os bolinhos ou hamburgueres na farinha de rosca (usei fubá mimoso e ficou bom) antes de levá-los ao forno para que fiquem mais crocantes.
Obs.2: você pode usar alho frito "pronto" ao invés de fritar o alho, mas eu particularmente acho menos saboroso.
Obs.3: experimentei "fritar" a massar numa frigideira com um pouco de azeite. Ela ficou com uma casquinha crocante deliciosa, mas ficou meio mole por dentro (embora isso não seja realmente um problema). É uma alternativa mais rápida.
Obs.4: Como rende bastante hambúrgueres (eu fiz eles bem pequenininhos) congelei boa parte deles. É uma  dica preciosa especialmente pra quem mora sozinho!

--------------------EDIT
2 sanduíches que ficam ÓTIMOS com os hambúrgueres:

FRIO
Pão francês
Agrião
Tomate
Azeitonas pretas
Queijo branco
Molho rosé para saladas

QUENTE
Pão torrado
Queijo derretido
Tomate
Cebola
Azeite e manjericão

Um comentário:

  1. isso parece ótimo! eu uso essa "meleca" de linhaça dissolvida em água pra substituir o ovo. tem dado bem certo viu! rsrs
    vou tentar essa sua receita aqui, fazendo minhas modificações, claro. sou exatamente como você, incapaz de seguir receitas! rs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.