Receita adaptada daqui. Resolvi usar o que tinha em casa mesmo, e fiz uma receita bem menor, que rendeu 16 "rolinhos". Pra minha surpresa, apesar da adaptação improvisada, eles ficaram deliciosos!
Você vai precisar de:
1. Massa
3 xícaras (chá) de farinha de trigo (substituí 1 por farelo de trigo)
125 ml de leite morno
2 colheres (sopa) de margarina/manteiga
1/2 xícara (chá) açúcar
1 ovo
1 pacotinho de fermento biológico seco
Uma pitada de sal
Uma pitada de cravo em pó
2. Recheio
1 colher (sopa) margarina/manteiga
1 colher (sopa) gergelim torrado
2 colheres (sopa) canela em pó
2 colheres (sopa) açúcar
1 colher (sobremesa) gengibre em pó
2 colheres (sopa) de castanhas de caju/nozes trituradas
Uma pitada de cravo em pó
3 colheres cheias de "cinnamon banana" ou 1 banana amassada
Como proceder:
1. Massa
Dissolva a margarina/manteiga no leite morno. Adicione em seguida o fermento, dissolva bem, e acrescente os outros ingredientes. Bata bem numa batedeira ou batedor de massa, e vá acrescentando colheradinhas de farinha até que a massa fique bem firme e em ponto de sovar com as mãos. Retire da vasilha ou recipiente, passe para uma superfície enfarinhada e trabalhe a massa com as mãos, incorporando farinha, até que ela fique firme, porém macia, mais mole que uma massinha de modelar. Deixe a massa descansando em uma vasilha por 30 minutos. Enquanto isso, faça o recheio.
2. Recheio
Misture todos os ingredientes, certificando-se de que a margarina/manteiga esteja bem dissolvida e a banana não fique com pedacinhos.
![]() |
Canela, gengibre, gergelim e açúcar |
3. Montagem
Depois que a massa já tiver descansado os 30 minutos, abra-a em superfície enfarinhada com um rolo, formando uma espécie de retângulo. Trabalhe com cuidado para que as pontas não fiquem arredondadas, para que os rolinhos saiam perfeitos.
Espalhe o recheio pelo retângulo de massa, deixando uma das bordas sem recheio.
Enrole a massa, começando do lado recheado até o final, com cuidado para que o recheio não escape. Ao final, molhe com um pouco de água a parte da massa que está sem recheio e "cole" para que o rocambole feche.
Corte o rolo em fatias de, no mínimo, 2cm de espessura.
Unte e enfarinhe uma forma e acomode os rolinhos.
Leve ao forno por mais ou menos 25 minutos*, ou até que a massa comece dourar.
Retire os rolinhos da forma com uma espátula e deixe-os esfriar em uma grelha (mas eu comi quente e recomendo!).
* por algum motivo, eu ignorei/esqueci completamente a parte de deixar fermentar pra massa aumentar de volume, e mesmo assim ela cresceu. Mas, pra evitar qualquer problema, o ideal é que você deixe os rolinhos descansarem por 30-50 minutos, OU até que você perceba que o volume dobrou. Só depois leve ao forno.