![]() |
Na companhia da minha outra sobremesa natalina. |
Massa:
1 pacote de biscoito champanhe
5/6 colheres de iogurte natural
Raspas de 1 limão
Processe os biscoitos até ficar uma farinha grossa. Passe a farinha para uma tigela e adicione as raspas e o iogurte aos poucos, até ficar no ponto de "compactar". Distribua numa forma ou refratário, compactando com a colher ou com as mãos e reserve. Você pode colocar no forno por alguns minutos pra dar uma assadinha, mas eu não fiz isso dessa vez.
Mousse de limão com tofu:
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
Sumo de 8 limões
1/3 de um tofu pequeno
1/2 pacotinho de gelatina sem sabor
1 colher de café de gengibre em pó (opcional)
![]() |
Oito limões! |
Coloque no copo do liquidificador o leite condensado, o creme de leite e a gelatina já dissolvida em água. Bata bem. Adicione o tofu em pedaços e bata até desmanchar. Aos poucos, vá adicionando o limão até que o liquidificador comece a fazer mais força para bater, um sinal de que o creme engrossou bastante. Distribua a mousse sobre a massa já pronta na forma (e fria, se você decidiu assar).
Geléia de ameixa:
150g de ameixas secas sem caroço
2 colheres de sopa de açúcar/adoçante culinário
Gotinhas de limão
Essência de baunilha (opcional)
1 colher de sobremesa de beterraba em pó (opcional, serve pra deixar a calda bem vermelhinha)
Coloque as ameixas de molho em água até cobrir por alguns minutos. Coloque o açúcar ou adoçante numa panela e doure com uma colher de água até virar um caramelo. Adicione as ameixas, com a água, ao fogo junto do açúcar mexendo bem, até que elas se desmanchem e comecem a virar uma espécie de geléia. Se for utilizar, adicione a beterraba em pó e veja o milagre da coloração! Se você não tiver beterraba em pó e quiser deixar a cor mais atrativa, pode usar corante alimentício. Desligue o fogo e adicione a baunilha e o limão, misture bem, e deixe esfriar antes de colocar sobre a torta (já gelada).
![]() |
O efeito da beterraba! |